Em Três Vezes Ana Mariano vai encontrar Ana Lúcia depois de mais de vinte anos sem ver a sobrinha e começará a defendê-la como faz com as outras gêmeas.
Mariano encontra Ana Lúcia, em um primeiro momento, ele não vai conseguir conversar com a sobrinha, mas logo vai lhe contar algumas coisas de sua verdadeira família.
Orlando atira em Marcelo, mas Remédios fica na frente e leva o tiro pelo afilhado, ela será levada ao hospital em estado grave, mas antes faz um pedido a Ana Lúcia, diz para a gêmea não abandonar Santiago.
No hospital, quando estão esperando Remédios sair da cirurgia, Ana Lúcia e Santiago vão ter uma conversa, a gêmea vai consolar Santiago que está aflito com a possibilidade da madrinha não sobreviver.
Santiago diz que quando ver Ana Lúcia a alma dele se enche de paz, que ao lado dela se sente seguro, que é como se o tempo parasse e como se fosse possível ter esperanças.
Ana Lúcia fala que tem esperança que eles ainda vão ficar juntos, garante que enquanto estiver viva vai amá-lo, diz que é de Santiago e que ele é dela, rola um clima e os dois se beijam.
Mariano reage mal ao encontrar Santiago e Ana Lúcia aos beijos. Ele empurra Santiago, dá um soco nele e manda tirar suas mãos asquerosas de Ana Lúcia. Mariano ainda diz que não quer que Santiago volte a tocar na sobrinha dele.
Ana Lúcia não entende e não gosta da reação do tio, a gêmea fala que Santiago é o namorado dela, mas Mariano lembra que Santiago é um homem casado e pergunta se a sobrinha não tem problema em ser amante.
A gêmea deixa claro para Mariano que ele não tem direito nem de julgá-la nem de se meter em sua vida.
Mariano conversa pela primeira vez com Ana Lúcia