Na novela Triunfo do Amor Maria Desamparada espera um filho de Max, mas por causa de Helena e de todos os problemas com a família Sandoval, a mocinha decide aceitar o convite de Alonso e vai passar alguns dias em sua casa de praia.
Em uma determinada noite Maria Desamparada está dormindo e Alonso lhe dá um beijo. A moça acorda assustada e coloca o fotógrafo no seu lugar.
Em Triunfo do Amor Alonso se declara para Maria Desamparada e leva fora
Nos próximos capítulos de Triunfo do Amor, Maria Desamparada acorda com um beijo de Alonso e fica nervosa dizendo que quer ir embora, que não quer ficar lá, pois, Alonso a enganou. Alonso implora para que Maria se acalme e jura que não tem segundas intenções com ela.
Alonso fala que foi só um beijo e nada mais, Maria diz que ele lhe deu um beijo na boca como se estivesse apaixonado por ela e então ele confirma que está apaixonado por ela. Ele diz que se apaixonou pela beleza dela, sua força, vontade de ter seu filho e por sua ternura.
Maria Desamparada escuta a declaração de Alonso e fala que não pode amá-lo, ele diz que sabe disso e afirma que está morrendo por dentro por saber que não tem nenhum tipo de esperança com ela. Alonso diz que estar ao lado de Maria basta para ele.
Na trama Triunfo do Amor Maria Desamparada fala que não sabe o que dizer, porque ele sabe que ela ama o Max e que ela nunca deixará de amá-lo. A moça diz para Alonso que gosta muito dele, pois, ele é um excelente ser humano e um grande amigo. Alonso fala que não pedirá nada além do que Maria possa dar a ele, mas ele pede que ela lhe dê o privilégio de conhecer o seu bebê.
Portanto, Alonso vai beijar Maria Desamparada e se declarar, mas levará um fora, porque a mocinha afirma que só ama Max e será assim para sempre.