Na novela Triunfo do Amor Fausto é um personagem polêmico, porque ao mesmo tempo que ele quer se vingar de Bernarda pelo assassinato dos seus pais, ele é uma pessoa boa capaz de dar a vida pelo próximo.
Fausto foi morar na vila onde Maria Desamparada mora, essa foi uma ideia do Padre João Paulo para que sua filha e seu neto ficassem protegidos, mas Escorpião colocará os moradores contra Fausto e se não fosse por Max eles conseguiriam expulsá-lo da vila.
Em Triunfo do Amor Fausto é maltratado e Max o defende
Nos próximos capítulos de Triunfo do Amor, uma parte dos moradores da vila estarão reunidos com Escorpião que afirma que eles deveriam colocar Fausto para fora a ponta pés. Escorpião fala que na cidade diziam que os queimados atraíam fogo, por isso, eles devem afastar Fausto.
O homem pede para que os moradores o ajudem a expulsar o empregado de Bernarda da vila, os moradores pegam Fausto e tentam colocá-lo para fora e ele pede que o deixem em paz. Maximiliano chega, se mete no meio dos moradores e ordena que soltem ele.
Max afirma que qualquer morador que quiser prejudicar Fausto terá que passar por cima dele primeiro. O rapaz fala que Fausto é a pessoa mais nobre que ele já conheceu em sua vida e ao desprezá-lo estarão perdendo a oportunidade de conhecer um bom ser humano, uma pessoa que poderia ser um dos seus melhores amigos.
Na trama Triunfo do Amor Maximiliano diz que os moradores devem se apoiar e ficarem unidos, por que senão aí sim nada e nem ninguém poderá salvá-los. Uma das moradoras diz que Max tem razão e que eles não deveriam dar ouvidos ao Escorpião e é ele que deveria ir embora.
Portanto, Fausto será atacado por Escorpião e pelos moradores da vila, mas Max o defenderá e isso fará com que eles se tornem amigos e em breve, Fausto vai retribuir a bondade de Maximiliano.