Na novela Triunfo do Amor, em breve Maria Desamparada vai descobrir que o Padre João Paulo é o seu pai. A moça irá desprezá-lo porque pensa que ele foi o culpado por seu abandono, mas logo ela saberá a verdade.
O Padre João Paulo vai até a casa de Maria Desamparada e conta como tudo aconteceu. Ele afirma que não sabia da sua existência, mas mesmo assim ele se ajoelha e pede perdão para a filha.
Em Triunfo do Amor Maria Desamparada chama João Paulo de papai
Nos próximos capítulos de Triunfo do Amor, João Paulo se ajoelha diante de Maria Desamparada e lhe pede perdão. A mocinha fala que está muito confusa, então o sacerdote diz que vai embora, porque está percebendo que é muito difícil para ela perdoá-lo.
Antes de o Padre sair ele diz que ama a filha. Maria pede para que ele não vá embora e o chama de papai. Ela o abraça e diz para ele não deixá-la mais sozinha. O sacerdote chora e diz que ela é a sua filha.
O sacerdote e Maria se emocionam e ele repete que está lá com ela e não vai deixá-la. Após eles se abraçarem, João Paulo afirma que a mãe de Maria não a abandonou e sim a perdeu.
Na trama Triunfo do Amor, João Paulo vai descobrir que Bernarda, sua mãe foi a pessoa responsável pelo acidente, no qual Vitória perdeu Maria. Ele vai ficar horrorizado e diz que se a mãe não se arrepender ela irá para o inferno.
Finalmente, João Paulo vai encontrar a paz, pois, vai contar a verdade para Maria e ela irá perdoá-lo, mas ele ainda terá que lutar para que Maria Desamparada e Vitória façam as pazes e isso vai demorar.
Portanto, Maria Desamparada vai entender seu pai João Paulo, afinal ele não sabia da sua existência, já com Vitória será bem diferente, porque a mulher humilhou e maltratou muito a sua filha e só vai mudar de atitude porque irá descobrir que Maria é a sua filha perdida.