Na novela Triunfo do Amor, Maria Desamparada descobriu que Vitória é a sua mãe. A mocinha não gostou de saber que a sua mãe é a mulher que a fez sofrer tanto. Porém, ela não vai admitir que Bernarda fale mal de Vitória.
Embora Maria Desamparada esteja muito zangada com Vitória e tenha afirmado que não irá perdoá-la, ela não admitirá que Bernarda sua avó fale mal da sua mãe.
Em Triunfo do Amor Maria Desamparada defende Vitória de Bernarda
Nos próximos capítulos de Triunfo do Amor, Bernarda vai conversar com Maria Desamparada que se afasta e pede para que a sua avó não toque nela. Bernarda afirma que elas tinham um trato, mas Maria fala que Bernarda foi a culpada de tudo que aconteceu que por causa dela ela ficou sem uma família.
Bernarda diz como Maria Desamparada queria ter uma mãe da classe de Vitória e fala que já sabe que a mocinha a desprezou. Bernarda diz que enquanto Maria estiver longe de Vitória elas não terão problemas.
A vilã afirma que Vitória não merecia ser mãe e Maria Desamparada exige que Bernarda não fale assim de Vitória. A megera pergunta se agora Maria está defendendo Vitória, a mocinha diz que não vai permitir que ela a acuse dessa maneira, porque tudo que está acontecendo é culpa dela Bernarda.
Na trama Triunfo do Amor Maria Desamparada grita com Bernarda afirmando que não vai permitir que ela fale desse jeito de Vitória, porque ela é culpada de tudo e que se não fosse ela tudo poderia ter sido diferente.
Desamparada pergunta para sua avó se ela não se arrepende de ter tirado dela sua mãe e o seu pai. Bernarda responde que não se arrepende, porque acima de Maria e de Vitória está a missão de João Paulo. A mocinha pergunta qual é essa missão e Bernarda responde que é salvá-la.
Portanto, em Triunfo do Amor, Maria Desamparada ficará do lado de Vitória contra Bernarda, pois, a mocinha sabe que sua avó foi a culpada de tudo que aconteceu.