Em Um Caminho para o Destino a prisão do Luiz Monteiro está dando o que falar, o vilão foi condenado a dez anos de cadeia e começará a pagar um pouco por suas maldades, porém, pelo que tudo indica ele não ficará muito tempo atrás das grades.
Um Caminho para o Destino: Luiz ajuda Fernanda
O tempo na cadeia via fazer Luiz pensar como seria sua vida se tivesse assumido sua filha e ficado com Amélia, a consciência do vilão começa a pesar e ele decide que vai ajudar Fernanda a ficar com a herança deixada por seu avô, porém, ele fará isso também por interesse, pois, mesmo querendo conquistar a filha Luiz está de olho em sua fortuna.
Da cadeia Luiz Monteiro liga para o juiz e diz que existem dois testamentos de Fernando Altamirano, um que é o verdadeiro, onde ele deixa tudo para sua neta, e um falso, que ele mesmo redigiu.
Luiz Monteiro ainda telefona para Fernanda, perguntando se já o perdoou e conta que foi ele quem informou o juiz sobre o testamento falso, a violinista acaba sendo rude com o pai e pede a ele que não volte a telefonar, mas depois acaba se sentindo mal e culpada por não poder perdoá-lo.
Um Caminho para o Destino: Luiz será espancado
Após sofrer ameaças por conta de Leopoldo, Luiz será espancado na cadeia, porém, o responsável será outro inimigo, Apolinário, que vai juntar o seu bando e dar uma grande surra em Luiz, depois disso, o vilão percebe que está correndo grande risco de morte na cadeia e começa a planejar sua fuga, além de pedir ao diretor do presídio que o transfira para a cozinha.