Ainda no início da novela Um Refúgio para o Amor Luciana perderá seu pai Galdino, mas nem poderá chorar a morte do seu pai em paz, porque Aquiles está insistindo em casar com ela, mas a mocinha não vai querer.
Aquiles mentiu para todos dizendo que Galdino tinha concordado em Luciana casar com ele em troca da dívida que ele tinha, mas ninguém vai acreditar.
Em Um Refúgio para o Amor Aquiles vai perseguir Luciana
No terceiro capítulo de Um Refúgio para o Amor Aquiles volta à casa de Luciana para continuar insistindo em casar com ela e como a mocinha afirmará que pagará toda a dívida do pai, o vilão decidirá atrapalhar para que ela não consiga.
Aquiles mandou queimar a plantação de Galdino para que ele não tivesse como pagar a dívida e ele fará o mesmo com Luciana, pois ele vai atrapalhar o trabalho dela.
Luciana juntamente com a sua mãe e sua madrinha faz pinturas em vasos para vender. A jovem vai colocar seu trabalho na rua para vender, mas um empregado de Aquiles aparece com a mesma mercadoria a preço de banana e com isso a mocinha não consegue vender seus produtos.
Na trama Um Refúgio para o Amor Aquiles também colocará esse mesmo empregado para seguir os passos de Luciana para ter certeza de que ela não conseguirá quitar a dívida e o mandará pressionar a dona da loja para que não venda os materiais que a mocinha precisa para seu trabalho.
Aquiles mentiu dizendo que a última vontade de Galdino era que sua filha Luciana se casasse com ele, pois na verdade Galdino não sabia que esse era o interesse do bandido ao lhe emprestar dinheiro, além disso, jamais o fazendeiro entregaria a sua filha para esse velho em troca de dinheiro.
Quem acompanha a história sabe que Aquiles é uma espécie de dono do povoado, mas ele não pode obrigar as pessoas a fazerem o que ele quer.
Portanto em Um Refúgio para o Amor Aquiles começará a perseguir Luciana a atrapalhando em seu trabalho e a seguindo por todos os lugares para que ela não consiga quitar a dívida e se sinta obrigada a casar com ele.
Sortilégio: Alessandro decide voltar à sua vida