No primeiro capítulo da novela Um Refúgio para o Amor Patrício se excedeu na escalada de uma montanha e agora está entre a vida e a morte.
A escalada da montanha estava indo muito bem quando Rodrigo estava guiando, pois ele já tinha escalado essa montanha, mas Patrício teimou em guiar o irmão e com a pressa sua mão escorregou da pedra e ele caiu.
Na realidade, Patricio caiu até um ponto em que a corda parou e isso causou uma grave lesão em sua coluna, mas o médico também afirmará que ele tem uma hemorragia no cérebro.
Em Um Refúgio para o Amor Patrício passa por cirurgia no cérebro e na coluna
No segundo capítulo de Um Refúgio para o Amor Patríco está no hospital e o médico vai conversar com Rodrigo, ele diz que o rapaz entrará em cirurgia para conter uma hemorragia no cérebro e depois eles irão fazer cirurgia na coluna, mas o médico deixa bem claro que a coluna de Patrício está destruída.
Patrício será resgatado da montanha de helicóptero e logo vai para o hospital. Antes de entrar na aeronave Rodrigo liga para sua namorada Clara e para seu pai Máximino avisando o que aconteceu. Toda a família vai para o hospital e Máximino culpa seu filho mais velho pelo que aconteceu.
Na trama Um Refúgio para o Amor Rodrigo se sente culpado, mas na verdade ele não tem culpa alguma, pois Patrício já é um homem adulto e foi ele que decidiu guiar a escalada mesmo contra a vontade do seu irmão que tinha medo que algo poderia acontecer.
Após esse terrível acidente Patrício não vai morrer, mas ficará paraplégico o que o deixará deprimido, mas não vai demorar para ele entender que a vida continua.
Portanto em Um Refúgio para o Amor Patrício ficará entre a vida e a morte, mas vai se salvar, porém sua coluna não poderá ser reconstruída e com isso ele não poderá mais andar.
Sortilégio: Maria José e Alessandro discutem por causa de Maura