No primeiro capítulo de Um Refúgio para o Amor Patrício e seu irmão mais velho Rodrigo estavam ansiosos para escalar uma montanha, mas esse esporte radical terminou em tragédia.
Patrício estava muito ansioso para escalar a montanha, mas Rodrigo não estava tanto, pois ele já tinha escalado essa montanha. Tudo estava indo muito bem quando Rodrigo estava na frente guiando a escalada, mas Patrício decidiu ir na frente e acabou caindo o que causará uma mudança drástica na sua vida e da sua família.
Em Um Refúgio para o Amor Patrício ficará paraplégico
Ainda no início de Um Refúgio para o Amor Patrício sofrerá um grave acidente e irá para o hospital, lá ele passará por uma cirurgia de várias horas, pois ele tem uma hemorragia no cérebro e também precisam tratar a sua coluna.
A família do rapaz está toda no hospital quando o médico termina a cirurgia e vai falar com eles. O doutor afirma que conseguiram salvar a vida de Patrício, mas a lesão em sua coluna foi muito grave e ele ficou paraplégico, ou seja ele ficou paralisado do pescoço para baixo.
Máximino, o pai de Patrício, não vai querer aceitar. Clara pergunta ao médico se Patrício pode se recuperar com terapia e o doutor diz que ele pode recuperar os movimentos do pescoço até a cintura, mas jamais voltará a andar.
Na trama Um Refúgio para o Amor toda a família ficará triste, mas seria pior se Patrício tivesse morrido. Além de Patrício quem mais vai sofrer é Rodrigo porque ele se sente culpado pelo acidente do seu irmão, mas na verdade, Patrício estava muito ansioso na escalada e ele próprio causou esse acidente terrível.
Patrício é um homem jovem, lindo e rico que sempre gostou de esportes radicais e pode ser que com o tempo ele volte a fazer, mas com limitações, já que jamais voltará a andar.
Portanto em Um Refúgio para o Amor Patrício fica paraplégico e precisará aprender a viver sem os movimentos do pescoço para baixo.
Sortilégio: Maria José acorda e se assusta com Helena