Na novela Um Refúgio para o Amor Violeta vai descobrir que Aquiles é o seu pai na mesma noite que ela aceita se comprometer com ele. A mulher ficará revoltada com a sua mãe Madalena.
Violeta diz a Madalena que ela não tinha o direito de lhe esconder quem era o seu pai e que por culpa dela quase aconteceu um pecado mortal entre ela e seu pai.
Em Um Refúgio para o Amor Violeta pedirá perdão a Madalena
Nos próximos capítulos de Um Refúgio para o Amor após ser julgada por Violeta, Madalena diz que a filha não precisa dela para mais nada. No dia seguinte, Madalena decide ir embora para o povoado, mas Violeta não deixa.
Violeta pede a mãe que não vá embora, porque ela precisa muito dela e que a ama muito. A jovem afirma que admira a sua mãe e que ela é o seu exemplo.
Violeta pede perdão a sua mãe e pede para ela ficar, pois precisa muito dela. Madalena fica feliz ao escutar a filha e decide ficar.
Na realidade, Violeta tem razão de reclamar com a sua mãe, pois ela saiu do povoado atrás de uma vida melhor, enquanto seu pai é o homem mais rico do povoado.
Na trama Um Refúgio para o Amor Madalena não se arrepende por ter escondido a verdade da filha, porque ela se apaixonou por Aquiles, se entregou a ele e durante todos esses anos ele sempre a humilhou e a pisoteou.
Se Madalena tivesse contado a Aquiles que estava esperando um filho dele, ele não iria acreditar, pois ela se entregou a ele sem casar e ele sempre achou que ela é uma mulher fácil, mas corria o risco de ele ter acreditado e Violeta poderia ter tido uma vida sem privações.
Portanto em Um Refúgio para o Amor Madalena decidirá voltar ao povoado, mas Violeta lhe pedirá perdão e pedirá que ela fique com ela.
Um Refúgio para o Amor: Madalena se desespera com descoberta