Varizes na gravidez – Dicas para amenizar e evitar o problema

varizes na gravidez

As varizes na gravidez são muito comuns, porém, é possível amenizar ou até evitar esse problema. As varizes podem surgir em qualquer época da vida. E na gestação elas podem surgir nas mulheres que nunca tiveram esse problema e ficarem ainda mais graves nas mulheres que já convivem com esse problema.

As varizes na gravidez são mais comuns porque nessa fase, além das alterações hormonais, o aumento do abdome faz uma pressão maior nos vasos da pele, que se dilatam. As veias dilatadas e tortuosas podem se desenvolver em vários graus.

A hereditariedade, o aumento de peso, a vida sedentária e o aumento de hormônios são alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento de varizes. O aumento dos hormônios durante a gravidez faz com que as mulheres sejam as mais atingidas pelas varizes.

De acordo com o angiologista e cirurgião vascular, Marcelo Pereira Bello para a revista Crescer, o indicado é que a paciente que quer engravidar faça um tratamento antes da gravidez, só não é indicado fazer cirurgia, porque como há chance de os vasos dilatarem durante a gravidez, pode ser que um novo procedimento seja necessário depois que o bebê nascer.

O especialista disse que há chances de as veias dilatadas na gravidez regredirem três ou quatro meses depois do parto, principalmente, em quem nunca teve varizes antes.

Dicas para amenizar ou evitar as varizes na gravidez

Mantenha uma alimentação balanceada, para que não ganhe peso em excesso e não piore as varizes;

Pratique atividades físicas de leve impacto. As mais indicadas são: hidroginástica, natação ou drenagem natural no corpo;

Use meias elásticas, mas com a prescrição médica, que auxiliem na prevenção de varizes;

Faça massagens que podem ser drenagem linfática manual ou à base de calêndula vermelha. Elas devem ser feitas por especialistas em grávidas, que ajudam a diminuir os inchaços e melhoram o fluxo sanguíneo;

O indicado é que as grávidas usem sapatos com saltos de 3 a 5 cm de altura, pois, eles estimulam a musculatura da panturrilha e auxiliam na circulação do sangue nas veias;

Não fique sentada ou em pé por mais de 40 minutos consecutivos. Busque revezar a posição para estimular o fluxo sanguíneo;

Quando for repousar, levante um pouco as pernas.

Portanto se está grávida ou pensa em engravidar, cuide das varizes se tiver, caso ainda não sofra com esse problema, cuide-se para evitá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *