Alimentos que Ajudam a Controlar o Colesterol Alto

alimentos-que-ajudam-a-controlar-o-colesterol-2Para não correr o risco de infarto, derrame cerebral, mal de Alzheimer e outras doenças é necessário manter equilibrados os níveis de colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL) e para isso basta ter hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos.

As pessoas que estão com altas taxas de colesterol ruim no sangue podem se beneficiar com alguns alimentos que ajudam a controlar esse problema.

           Alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto

Peixes – São fontes ricas em ômega 3 que é uma gordura boa insaturada encontrada nos peixes de água fria, como: salmão, truta, sardinha e atum. O ômega 3 auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; diminui o risco de formação de coágulos e torna o sangue mais fluido, sendo assim muito importante para prevenir doenças cardiovasculares.

Aveia – É rica em fibras insolúveis e conta com uma fibra solúvel que se chama betaglucana, que proporciona muitos benefícios ao organismo, como: controla a quantidade de açúcar no sangue, diminui a absorção de colesterol, melhora a circulação e retarda o esvaziamento gástrico promovendo uma maior saciedade. A aveia também diminui as concentrações de colesterol total, lipídeos e triglicerídeos e aumenta o funcionamento do colesterol bom.

Oleaginosas – Fazem parte desse grupo as nozes e as castanhas que possuem uma grande quantidade de antioxidantes, que têm como função combater o envelhecimento das células e prevenir doenças coronárias e vários tipos de câncer. A arginina, substância presente nas oleaginosas trabalha como um vasodilatador importante, contribuindo para a redução da pressão arterial e do risco de desenvolver doenças do coração.

alimentos-que-ajudam-a-controlar-o-colesterol

Azeite – Fonte de ácido oleico, o azeite regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz muito bem ao aparelho cardiocirculatório e auxilia no controle das diabetes tipo 2, pois reduz a taxa glicêmica. Também é fonte de vitamina E e outros antioxidantes.

Laranja – Possui substâncias chamadas flavonoides que são antioxidantes que diminuem os níveis de colesterol ruim no organismo, já que limitam a absorção do colesterol no intestino.

Linhaça – Assim como os peixes é rica em ômega 3 que previne diversas doenças cardiovasculares, diminui o colesterol ruim e aumenta o bom. Os benefícios da linhaça são potencializados quando ela é triturada ou moída.

Soja – Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e ainda fortalece o organismo para não contrair infecções.

Portanto cuide da sua saúde fazendo exercícios físicos e adotando uma alimentação saudável que contenha os alimentos acima, assim cuidará do corpo e também do coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *