Dicas Para Passar na Redação do ENEM 2014

dicas-para-passar-no-enem-2014

Hoje o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou um dos processos seletivos mais importantes do Brasil, pois, além de várias instituições de ensino superior substituírem seus vestibulares pelo o ENEM, os candidatos ainda podem conseguir o certificado de ensino médio e tentar uma vaga em um curso superior participando dos programas ProUni e SiSU.

O ENEM 2014 acontecerá em outubro ou novembro, todos os candidatos que vão se inscrever já estão muito preocupados com as provas, principalmente com a redação, porque a nota obtida no texto tem grande peso e importância na nota final do exame.

Dicas para passar na redação do ENEM 2014

Aprenda a fazer uma dissertação – A introdução é o primeiro parágrafo desse tipo de redação, ela deve conter a base que será desenvolvida ao longo do texto. Os parágrafos seguintes devem explicar o motivo da sua opinião e o último parágrafo deve trazer a conclusão da sua dissertação.

Corra atrás de informações – Leia e assista jornais para se atualizar com os principais acontecimentos do Brasil e crie uma base para possíveis temas da redação do Enem 2013.

Organize as suas ideias – Procure na hora de fazer a sua dissertação, perceber quais argumentos tem relevância e quais não precisam ser incluídos no texto, assim evitará fazer uma redação muito longa.

Enriqueça a sua redação – Adicione em seu texto trechos de livros, canções ou filmes, pois assim a sua dissertação ficará mais completa. Lembre-se todos os conhecimentos devem ser aproveitados.

Aproveite os textos motivadores – Esteja sempre atualizado com as notícias de maior impacto no Brasil e no mundo e use os textos motivadores oferecidos na prova do Enem como base para a sua redação.

Leia e Pratique – Ter argumentos para fazer uma redação perfeita não é fácil, porém com muita leitura de diferentes estilos e se praticar escrevendo variados textos, as suas chances de se dar bem na redação do ENEM são muito boas.

Evite erros de português – Dominar o idioma português é um requisito essencial para quem se inscreveu no ENEM, outra coisa muito importante é não repetir muitas vezes a mesma palavra o ideal é optar por sinônimos, ou seja, palavras diferentes com o mesmo significado.

Portanto no dia das provas do ENEM 2014 procure chegar uma hora antes e quando for fazer a redação tente não ficar nervosa(o), pois se seguir essas dicas com certeza tirará uma ótima nota na redação do ENEM 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *