Dicas para Quem Quer Fazer o Primeiro Concurso Público

dicas-para-quem-quer-fazer-primeiro-concurso-publico

Atualmente os concursos públicos estão sendo muito disputados, pois todas as pessoas buscam um emprego estável, com bom salário e benefícios, porém é importante dizer que não é nada fácil passar em uma seleção pública, ainda mais se for a primeira vez.

Para os candidatos novatos, parece ser impossível vencer a grande concorrência em um concurso público, mas com dedicação, força de vontade e muito estudo é possível ficar com uma das vagas de trabalho que tanto desejam.

Dicas para quem quer fazer o primeiro concurso público

Foco na carreira – O erro mais comum entre os concurseiros novatos é achar que devem se candidatar a diversos concurso públicos, mas isso faz com que o candidato fique horas estudando conteúdos diferentes.

A dica é ter foco em apenas uma área de trabalho, no total, são cinco grandes áreas de atuação, fiscal, jurídica, policial, administrativa e bancária. Dentro de cada área há vagas para diferentes níveis de escolaridade. Avalie os seus desejos, levando em conta a sua experiência e afinidade com cada área e escolha a que mais se adequar a você.

Fique atento ao edital – É essencial ler com muito cuidado o edital de abertura de cada concurso, pois é nele que estão contidas todas as informações sobre a seleção, como o número de vagas, conteúdo da prova, data da prova, remuneração, as funções de cada cargo e muito mais.

Quando fizer o download do edital, é importante salvá-lo em local de fácil acesso, porque irá consultá-lo frequentemente no período do concurso.

Organização e estratégia – Depois de escolher a carreira que pretende seguir, o candidato deve ler o edital para se informar sobre o conteúdo exigido na prova. Se o edital não tiver sido lançado, vale se basear no edital do concurso anterior.

Depois de obter todas as informações do edital, o próximo passo é definir uma estratégia e se organizar, da seguinte forma: escolher os conteúdos que exigirão mais atenção, determinar quantas horas poderá estudar por dia e o horário, encontrar um local tranquilo e com boa iluminação e procurar material apropriado e de qualidade para estudar.

No mercado é possível encontrar várias opções de apostilas, aulas e livros voltados para os concursos públicos, porém em alguns casos a qualidade inferior pode prejudicar o candidato, por esse motivo é importante se informar sobre os cursos preparatórios e editoras antes de comprar qualquer material e se matricular em cursos.

Persistência – Os concurseiros devem persistir até passar em um concurso público, sem se deixar abater pela frustração e pelo cansaço. Eles precisam saber que é difícil conseguir passar no primeiro concurso, mas isso deve ser mais um motivo para correr atrás do sonho até conseguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *