Dicas para Ser Mais Produtivo no Trabalho e no Dia a Dia

dicas-para-ser-mais-produtivo

É comum as pessoas terem muitas atividades para realizar no dia a dia, como: estudar, trabalhar, cuidar dos filhos e outras, porém a maioria faz tudo ao mesmo tempo, mas não completa nenhuma atividade corretamente. Na vida é essencial começar uma tarefa e terminá-la da melhor forma que puder.

Para as pessoas que querem aumentar sua produtividade no trabalho, escola ou faculdade e seu desempenho nas demais atividades do dia a dia aqui vão algumas dicas.

Dicas para ser mais produtivo no trabalho e no dia a dia

Determine as suas prioridades – Em vez de pensar na quantidade de afazeres que tem que realizar durante o dia, preste atenção na qualidade, quer dizer, reveja as suas tarefas e determine o que é mais importante avaliando os prazos e a sua relevância. Uma boa ideia é escolher quatro tarefas para serem finalizadas durante o dia. Com o tempo vá aumentando a quantidade de acordo com sua necessidade.

Faça sua lista de afazeres pensando três dias a frente – Se costuma receber novas tarefas durante o dia, planeje sua agenda separando algumas horas para esses possíveis afazeres não planejados. O indicado é sempre fazer os horários pensando três dias a frente.

Divida uma grande meta em pequenas tarefas – Para aquelas pessoas que tiveram uma ideia genial ou querem cumprir alguma promessa de ano novo, porém, são projetos tão grandes que parecem impossíveis de conseguir, a dica é não ficar frustrada e transformar essa meta em pequenas tarefas. Faça um pouco todos os dias, o trabalho se tornará mais fácil e você se sentirá motivada ao ver seu trabalho tomando forma.

Faça pausas moderadas – Em todos os afazeres da vida é muito importante fazer algumas pausas para renovar as energias. O indicado é parar um pouco a atividade a cada 90 minutos, ou se preferir quando terminar a tarefa. Vá dar uma volta, levante da cadeira, vá o banheiro, pegue um café ou o que quiser. Os intervalos devem ser de 5 a 10 minutos no máximo.

Evite interrupções – Cada vez que uma pessoa é interrompida na atividade que está fazendo, seu corpo demora um tempo para retornar o foco do trabalho. Para evitar interrupções, coloque o celular no silencioso, feche o navegador da internet e a caixa de emails. Determine horários para ler notícias, checar redes sociais e emails. Priorize as mensagens que falam de trabalho.

Pense positivo – Muitas vezes as pessoas deixam de colocar em prática uma ideia com potencial, por ter medo do fracasso. Para evitar esses pensamentos pessimistas, se esforce para visualizar somente resultados positivos.

Cuide da saúde – Para estar sempre disposto, é imprescindível ter boa qualidade de vida. Durante o dia reserve um tempo para você, para o repouso e sua família. Se alimente bem e pratique exercícios físicos. Não trabalhe exageradamente, pois isso nem sempre significa maior produtividade.

Acredite em si mesmo – Não veja suas tarefas do dia a dia como meras funções. Lembre-se de que o papel que você desempenha é muito importante no seu ambiente de trabalho, estudos e também familiar.

Portanto siga essas dicas e verá que com o tempo a sua produtividade irá aumentar. Tenha em mente três questões: Pense no que faz, as razões de o estar fazendo e o que quer de tudo isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *