Receita de sobremesa especial para o Natal

sobremesa especial para o natal

O Natal é no dia 25 de dezembro e já está chegando. Por isso, muitas donas de casa já estão pensando nos pratos que servirão na ceia de Natal e também no almoço de Natal. Essa data costuma reunir familiares e amigos ao redor da mesa, por causa disso, as refeições pedem uma sobremesa especial para o Natal.

A receita de torta de chocolate com caramelo e castanha do Pará é uma sugestão da confeitaria Le Bom Gâteau, localizada em Pinheiro. Ela rende 8 pedaços, ou seja, se tiver muita gente na sua ceia, terá que dobrar a receita e fazer duas ou mais tortas. Veja a seguir a receita de sobremesa especial para o Natal.

Receita de sobremesa especial para o Natal

Ingredientes:

Massa

200g de farinha de trigo

1 ovo

25g de farinha de amêndoa

80g de açúcar confeiteiro

120g de manteiga

Creme de confeiteiro

100g de chocolate amargo

120g de leite integral

22g de amido de milho

60g de gema

½ fava de baunilha

60g de açúcar refinado

250g de leite integral

Caramelo

100g de manteiga

65g de creme de leite

140g de açúcar refinado

Castanha do Pará caramelada

100g de açúcar de confeiteiro

200g de castanha do Pará

Modo de preparar:

Massa

Peneire o açúcar de confeiteiro na manteiga. Adicione a farinha de amêndoa. Mexa com a ajuda de uma espátula. Acrescente o ovo e continue mexendo. Peneire a farinha de trigo na mistura. Deixe repousar por 2 horas. Abra a massa e ponha na forma. Coloque para assar a 180 graus de 15 a 20 minutos.

Creme de confeiteiro

Coloque 250g de leite para ferver com metade do açúcar e a fava de baunilha. Bata a outra metade do açúcar com a gema. Adicione o amido de milho na mistura de gema. Despeje o leite na mistura de gema e mexa com o fouet ou uma colher. Ponha tudo no fogo e mexa o tempo todo até engrossar. Esquente 120g de leite e ponha no chocolate picado. Misture com o fouet para derreter o chocolate. Cozinhe novamente até engrossar. Ponha o creme na geladeira e use-o frio.

Caramelo

Ponha o açúcar no fogo para derreter e formar o caramelo. Derrame aos poucos o creme de leite já esquentado. Coloque a manteiga em cubos.

Castanha do Pará caramelada

Ponha em fogo médio as castanhas do Pará picadas e o açúcar de confeiteiro. Misture o tempo todo até as castanhas ficarem caramelizadas.

Montagem

Recheie mais ou menos ¾ da torta com o creme de chocolate. Complete o restante com o caramelo e ponha a castanha do Pará por cima.

Essa receita de sobremesa especial para o Natal foi tirada do site “Casa Vogue”. Caso ache muito complicado prepará-la, basta procurar receitas mais simples.

Receita tirada do site “Casa Vogue”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *