Receita típica de Portugal: Alheira de Mirandela

alheira de mirandela

A alheira de Mirandela é um prato típico de Portugal criado por cristãos que mantinham em segredo o judaísmo. A alheira parecia ser preparada com porco, mas na realidade, era preparada com galinha, o que era o suficiente para enganar a inquisição cristã. A alheira de Mirandela é feita com porco, frango e alho.

Receita de alheira de Mirandela

Ingredientes:

1 colher (sobremesa) de cura (nitrato de sódio ou salitre)

2 colheres (sopa) de salsa picada

1 colher (sopa) de páprica picante

1 colher (sopa) de colorau

1 colher (sobremesa) de pimenta do reino moída

1 colher (sopa) de sal

4 dentes de alho

1 Kg de carne de frango em pedaços

1 Kg de carne de porco

Modo de preparar:

Enrole uma colher de sobremesa de pimenta do reino em um pano e triture com um martelo de carne. Ponha os ingredientes em uma panela com água e deixe cozinhar por 2 horas. Coe e deixe o caldo reservado. Corte o frango em pedaços e moa a carne de porco. Retire a casca de um pão italiano amanhecido de meio quilo e corte-o em fatias. Ponha em uma vasilha e jogue por cima o caldo em uma quantidade suficiente para amolecer. Junte as carnes e reserve.

Misture todos os temperos e também reserve. Coloque em uma panela 5 colheres de sopa de azeite, e ponha para esquentar no fogo com 6 dentes de alho. Frite o suficiente para dourar e jogue na mistura de temperos. Junte as carnes e o pão amolecido e misture.

Embuta as tripas de boi secas e pré hidratadas (deixe de molho na água por 20 minutos). Faça as linguiças mais compridas, de maneira que seja possível dobrar em forma de ferradura. Para manter nessa posição, amarre as duas pontas uma perto da outra com barbante. Pendure para secar. (Em um lugar ventilado e na sombra) e coloque no forno com a porta aberta para assar por meia hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *