Ter uma agência de marketing digital pode ser um bom negócio porque oferece ótimas oportunidades, sendo que, muitos profissionais dessa área passam de colaborador de uma agência para a criação da sua.
Contudo antes de montar sua agência de marketing digital é importante estar preparado tendo já atuado nessa área ou feito um curso de capacitação de marketing online, porém, mesmo tendo essa base vale apostar em algumas dicas de como montar uma agência de marketing digital para evitar erros.
Como montar uma agência de marketing digital
1 – O mercado para a agência de marketing
Sempre é importante fazer uma avaliação sobre o mercado antes de iniciar um negócio, sendo que, o esperado para os próximos anos é uma forte demanda pelos serviços de marketing, já que, o ambiente econômico desfavorável dos últimos anos vez com que muitos empresários se retraíssem devido à retenção de custos e não investissem tanto em marketing digital, em contrapartida esse meio continuou avançando e apostando em novas tecnologias e tendências o que deixou esses empresários que investiram menos em propagandas apressados precisando correr atrás do prejuízo.
2 – Localização da agência
Esse é um ponto que deve ser bem pensado, pois pode ter um grande impacto nos custo, já que, um modelo comercial com um espaço próprio ou alugado pode não ser viável devido aos custos com condomínio, aluguel, IPTU e muito mais que pode ser bem elevado, por isso, o mais indicado é apostar em um home office que é o modelo mais indicado, tendo em vista que a principal localização desse tipo de agência é online, ser tornando necessário mesmo investir em um bom site.
3 – Serviços oferecidos por uma agência de marketing
Para abrir uma agência de marketing digital é importante definir os serviços que serão oferecidos, sendo que, os mais comuns são: e-mail marketing, marketing de conteúdo, marketing que envolve SEO e marketing nas redes sociais.
Contudo oferecer um serviço completo de marketing online é complicado para quem está iniciando e não vai poder manter uma equipe completa sem um bom fluxo de trabalho, sendo que, a alternativa é apostar na terceirização, ou seja, você poderá oferecer um serviço completo cuidando da área de sua especialização e contratando freelances para as demais áreas.
4 – Custos na criação de uma agência de marketing digital
Um dos principais erros de quem planeja montar uma agência de marketing digital é pensar que o investimento se restringe a criação do site, folha de pagamento e o espaço, pois, vai muito além disse, já que, é fundamental investir em ferramentas e aplicativos de monitoramento de páginas, pesquisa de palavras chaves, monitoramento de engajamento nas redes sociais e muito mais.
5 – Carteira de clientes
Para abrir sua agência de marketing digital é importante ter em mente que não vai gerar resultados trabalhando em escalas, pois, não existe uma estratégia para atender as necessidades de vários clientes diferentes ao mesmo tempo, sendo preciso dar uma atenção especial a cada um deles para ter um acréscimo de resultado e não acabar prejudicando a imagem da sua agência.
6 – Quanto cobrar pelo serviço
Para começar não pode pensar em cobrar um valor bem abaixo do mercado só para conseguir mais clientes, pois, eles buscam por um trabalho bem feito, para ter uma base quando vai cobrar é preciso ver os seus custos e pretensão e chegar a um valor final por hora trabalhada, tente se aprofundar mais nesse assunto.
7 – Mostre seus resultados
Se quiser fidelizar o cliente e mantê-lo satisfeito mostre os resultados do seu trabalho em termos de exposição da marca e aumento de vendas. Apresente todos os meses relatórios do desempenho de sua agência em uma linguagem que seu cliente entenda e possa valorizar seu trabalho.
Benefícios do Marketing Digital para empresas
Melhores livros sobre Marketing Digital
Erros de marketing digital e como evitá-los