7 Dicas para falar com seu filho sobre discriminação e diversidade

discriminação e diversidade

As dicas para falar com seu filho sobre discriminação e diversidade são essenciais para o mundo que vivemos hoje, pois, atualmente, podemos encontrar pessoas que vivem das mais diversas formas. Essas dicas consistem em exercícios diários que ajudam as crianças a entenderam melhor o mundo de hoje. As  dicas para falar com as crianças sobre discriminação e diversidade foram tiradas do site “Crescer”.

Dicas para falar com seu filho sobre discriminação e diversidade

1 – Caso você presencie alguma situação de discriminação não se cale. Use a oportunidade para mostrar ao seu filho como precisamos combater esse tipo de situação.

2 – Ajude o seu filho a criar respostas em cima de situações hipotéticas no caso de ele presenciar ou ser alvo de discriminação. Por exemplo: Você gostaria que dissessem isso de você? Que cruel tratar alguém assim e eu discordo disso.

3 – Converse com as crianças sobre a diversidade usando desenhos animados, programas de TV, vídeo game ou brincadeira.

4 – Ajude o seu filho a entender o valor e a importância da diversidade proporcionando contato e experiências com culturas diferentes. Quando ampliar a sua rede de amizade, o pequeno conhecerá pessoas de várias origens, gostos, credos e crenças.

5 – Aproveite situações diárias que ocorrem ao seu redor para destacar casos de discriminação e discutir o assunto com os filhos.

Leia Também:

Como dar banho no bebê em dias frios

Babá de 1 milhão: Conheça a história de superação da brasileira que ganhou uma fortuna cuidando dos filhos das celebridades

10 Dicas para os pais fazerem os filhos se sentirem especiais

6 – Responda às perguntas dos seus filhos sobre preconceitos e diferenças à medida que elas surgirem. Demonstre que as perguntas são bem-vindas para que o assunto não se torne um tabu.

7 – Não espere pelo momento certo para ter uma conversa com seu pequeno sobre discriminação. A discussão deve ser aberta e rotineira.

Portanto, crie crianças educadas, respeitosas e conscientes. Para isso converse sobre a diversidade de pessoas que existe no mundo e ensine-as como lidar com a discriminação, seja com ela ou com as outras pessoas. Ter preconceito é feio e deixa muitas pessoas tristes. Então ensine suas crianças a serem pessoas boas e compreensivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *